Journaling é o termo em inglês usado para a ação de escrever seus pensamentos, sentimentos, experiências e observações. No português, journal poderia ser como o seu diário, onde você pode escrever diariamente ou quando sentir que precisa.
Através do journal você tem a oportunidade de praticar o que chamamos de escrita terapêutica, de modo a escrever, refletir e produzir mudanças pessoais significativas.
Para isso, você não precisa ser uma escritora nata, ou “escrever bonito”. A escrita terapêutica não é uma redação de ENEM, é apenas um local seguro para que você possa escrever sobre seus pensamentos e sentimentos, de modo à processá-los melhor, sem o medo de ser julgada.
Quais os Benefícios?
A escrita terapêutica é uma forma de terapia que tem inúmeros benefícios, podendo auxiliar em processos de cura emocional. O próprio ato de escrever já alivia muito da tensão do cotidiano, além de fazer com que pensamentos do seu subconsciente venham à tona.
Ao escrever e refletir sobre o que foi escrito, é possível encontrar novos caminhos, soluções, ideias e inspiração para entender e trabalhar seus problemas, de modo à:
- Ter mais clareza sobre quem você é e o que você quer
- Entender melhor seus sentimentos, desejos e necessidades
- Identificar padrões negativos e encontrar meios de ressignificá-los
- Extravasar suas frustrações e medos num ambiente seguro
- Acessar sua vulnerabilidade sem julgamentos
- Se distanciar do perfeccionismo e acolher suas imperfeições
- Entender suas reais prioridades e o que te deixa feliz
- Ter confiança para lidar com as mudanças que acontecem ao longo da vida
Para Quem Serve?
Qualquer pessoa pode se beneficiar da escrita terapêutica. Se você não faz terapia no momento, a escrita terapêutica pode te ajudar a aliviar sentimentos de ansiedade e angústia ou estresse. Através da escrita você pode avaliar melhor seus pensamentos e emoções, de modo à entender melhor da onde eles estão vindo e como impactam a sua vida.
Se você faz terapia, a escrita terapêutica vai te ajudar a refletir e organizar os seus pensamentos e emoções que as vezes ficam perdidos ou confusos durante a sessão. Dessa maneira, você pode utilizar seu caderno para refletir melhor sobre as questões tratadas na terapia, expandir essas ideias ao longo da semana, e levar as novas questões ou descobertas para a próxima sessão.
A ideia assim é alavancar ainda mais o processo de terapia, que as vezes pode ficar mais travado quando ainda não conseguimos verbalizar bem alguns de nossos traumas ou questões com o profissional.
Como eu Começo?
Você pode apenas escrever de maneira livre sobre um determinado problema específico e como se sente em relação à ele, ou pode utilizar prompts.
Prompts são perguntas, temas ou sugestão que ajudarão à inspirá-la e guiá-la ao refletir sobre um tópico específico. Eles podem ser uma excelente feramente para iniciantes e pessoas com experiência na escrita terapêutica.
Para iniciantes, eles oferecem o ponto de partida para a escrita. Para os experientes, eles podem impulsionar uma nova perspectiva ao refletir sobre um aspecto específico.
De modo geral, prompts podem ajudar suas ideias fluirem de maneira mais fácil e criativa, além de ser extremamente útil para explorar novos tópicos sobr si mesma que você possa estar evitando. Você pode usá-los diariamente, ou quando precisar de uma pequena inspiração.